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Paulo Arthur Vidal

As 3 ferramentas essenciais para uma boa análise de mercado

Uma análise de mercado é um ótimo passo para iniciar e/ou manter um negócio, e para isso é necessário usar ferramentas que condizem com a necessidade do cliente. Por isso irei listar ferramentas essenciais para que uma análise de mercado seja mais eficiente e assertiva.



1 – 5 Forças de Porter


As 5 forças de Porter são: ameaça de produtos substitutos; ameaça de entrada de novos concorrentes; poder de negociação dos clientes; poder de negociação dos fornecedores e rivalidade entre os concorrentes. São os pilares de uma empresa, e se algum mudar, deve-se reavaliar seu posicionamento estratégico.


A análise das 5 forças de Porter serve para mostrar qual a posição de uma empresa no mercado, indicando seus pontos positivos e negativos. Essa análise possui caráter relevante para qualquer negócio, independente do seu tamanho e nicho de atuação.


2 – Análise de Concorrentes


A Análise de concorrente é um passo muito importante em uma análise de mercado, pois é o momento que entendem de forma mais precisa quais são as necessidades do mercado e oque está sendo oferecido pelos concorrentes. Sendo assim será mais fácil de saber oque oferecer para sanar as necessidades dos clientes.


A Análise de concorrente pode ser feita de algumas formas, como cliente oculto, que seria se passar por um cliente e tentar adquirir o máximo de informação durante o contato com o concorrente.

3 – Matriz SWOT Mesmo interligada com a análise de concorrente é necessário falar sobre a Matriz SWOT e como ela pode ser aplicada em uma Análise de Mercado, ela é uma análise de concorrente de uma forma técnica e é geralmente feita em conjunto com o cliente oculto, por exemplo. Matriz SWOT é uma análise tanto interna quanto externa de um negócio, definida como SWOT: Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats.


Que seriam Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças. Portanto, esses são os pontos analisados e essenciais para uma SWOT. A análise do ambiente interno é que determina suas forças e fraquezas. E a análise do ambiente externo é que possibilita a definição das oportunidades e ameaças.


Essas são 3 ferramentas essenciais para uma análise de mercado, é importante também trazer coisas para complementar essas ferramentas e fazer um análise mais personalizada.


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