Como me colocar no lugar do meu cliente?
- Pulso
- 22 de abr. de 2021
- 3 min de leitura
Lidar com clientes é fácil. Pensar como eles já é outra história. Afinal, você sempre quer entender o que o cliente pensa do seu produto ou serviço. Não é uma tarefa simples, mas para sua sorte, existe uma ferramenta que faz com que esse objetivo seja alcançado de forma simples e prática.
Nesse post, vamos mostrar o Mapa de Empatia, uma ferramenta que ajuda a entender melhor todos os sentimentos do seu possível cliente com relação ao produto ou serviço de sua empresa.
Vamos te mostrar o que significa cada pergunta referente a ferramenta, que são:
O que a persona precisa fazer diferente?
O que a persona vê?
O que a persona diz?
O que a persona faz?
O que a persona ouve?
O que a persona pensa e sente?
Já deixo avisado que o texto envolve apenas a utilização da ferramenta, caso queira entender mais sobre como melhorar o marketing da sua empresa, recomendo o nosso E-book: Melhore suas vendas com marketing digital.
Então, mãos à obra!
Fazendo o Mapa de Empatia da sua empresa

Para fazer o seu Mapa de Empatia, você precisa conhecer bem os comportamentos, percepções, hábitos, etc.
Na Pulso nós realizamos o serviço de Plano de Marketing, que pode auxiliar a conhecer de forma ainda mais assertiva esses pontos sobre seus clientes.
Para começar a elaborar o seu Mapa de Empatia você pode baixar de forma gratuita o nosso, ele vai te ajudar a deixar seu mapa mais visual.
Agora vamos iniciar o nosso passo a passo:
1- O que pensa e sente?
Pense em quais são as dores e a necessidade que o seu público tem que o leva para o seu produto ou serviço.
Quais são as suas dúvidas?
Quais são os seus desejos?
Quais são seus sonhos?
2- O que vê?
Momento de entender o que a pessoa costuma ver em seu cotidiano.
O que tem assistido?
O que vê as pessoas falando e fazendo?
Quais redes sociais têm acessado?
O que vê no mercado?
3- O que ouve?
Ponto para entender o que a pessoa tem escutado dos amigos, parentes, colegas de trabalho, das mídias sociais.
Quais pessoas influenciam a persona?
Quais são as marcas favoritas?
O que ouve outras pessoas dizerem?
4- O que fala e faz?
Fase para entender melhor o comportamento da persona.
Sobre o que a persona costuma falar?
Como a persona age?
Quais os hobbies da persona?
5- Quais são as dores?
Nessa fase você precisa colocar as dores que a sua persona tem.
Como é a gestão de tempo da persona?
Quais são as frustrações?
Quais obstáculos precisa ultrapassar para conseguir o que deseja?
6- Quais são as necessidades?
No último campo, você vai colocar quais são as possíveis necessidades do seu cliente.
O que acabaria com o seus problemas?
Quais decisões precisa tomar?
Com todas essas informações você vai conseguir criar personagens fictícios que têm hábitos e comportamentos próximos aos de seus clientes, o que vai facilitar a conexão entre a sua marca e seu público.
Pesquise, estude e teste
Sempre que puder pesquise mais sobre a persona e como trabalhar o marketing da sua empresa em volta dela.
Não se esqueça de sempre fazer teste, só assim você conseguirá resultados satisfatórios.
Com as dicas sobre o Mapa de Empatia você vai conseguir compreender mais sobre como se conectar com o seu público.
Caso queira ajuda para entender melhor seu público alvo e trabalhar de forma estratégica o marketing em cima dele, entre em contato conosco no Fale com um Consultor.
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