Seja em uma pequena empresa, um negócio familiar, uma startup ou em uma multinacional, o cotidiano de qualquer empresa é influenciado por incontáveis decisões que, quando somadas, definem o rumo do empreendimento. Por muitas vezes ficamos em dúvida sobre qual caminho seguir na hora de expandir o negócio, aumentar a equipe, atualizar produtos e serviços oferecidos e até mesmo quando queremos saber se determinada tendência faz sentido ou não para o nosso empreendimento.
Nesse contexto, para alavancar os resultados e ter sucesso nos negócios, é necessário entender o cenário que acompanha o empreendimento e tomar as decisões certas. A ANÁLISE DE MERCADO é uma ferramenta estratégica que auxilia nessas tomadas de decisões com base em dados coletados sobre o contexto do empreendimento e não em achismos.
A importância da análise de mercado
Por meio da análise de mercado, obtemos informações essenciais para entender o cenário que acompanha a empresa:
Perfil do público alvo qualitativamente, os hábitos, o estilo de vida e as preferências, e quantitativamente, classe social, idade;
Pontos fortes e fracos da concorrência como prazo, preço, qualidade e experiência do cliente;
Pontos fortes e fracos dos fornecedores como prazo, preço e qualidade;
Pontos fortes e fracos dos colaboradores como agilidade, resiliência e pontualidade.
Como fazer uma análise de mercado?
Uma ótima análise de mercado possui uma excelente coleta de dados. Essa coleta acontece por meio de ações como: visitas a concorrência para verificar os pontos fortes e fracos, ouvir reclamações de clientes, estar alerta as tendências do mercado e até mesmo observar como os funcionários se portam diante de situações diversas dentro do estabelecimento.
O meu negócio precisa de uma análise de mercado?
Se você quer tomar decisões de sucesso, a resposta é SIM. Levar em conta esses fatores deixa o processo de tomada de decisão mais assertivo uma vez que, a partir de tais dados, é possível chegar a conclusões que influenciarão em decisões importantes como:
Expansão da área geográfica de atuação;
Lançamento ou aperfeiçoamento de produtos/serviços;
Definição dos meios de divulgação mais adequados;
Definição do cliente-alvo do empreendimento.
Precificação condizente com o mercado, entre outros;
Você quer impulsionar os seus resultados tomando as decisões certas? Fale com um consultor!
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